ICMBio, junto com parceiros, é um dos promotores do evento, que vai ocorrer nos próximos dias 26 e 27 em Linhares, no litoral do Espírito Santo
•• O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio das unidades de conservação (UCs) que integram o Mosaico da Foz do Rio Doce e do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação das Tartarugas Marinhas e Biodiversidade Marinha do Leste (Tamar), e em parceria com o Comitê de Bacias Hidrográficas de Barra Seca e Foz do Rio Doce e a Prefeitura Municipal de Linhares (ES), promove nas próximas quinta (26) e sexta (27) o Seminário Recuperação da Água na Planície Costeira do Rio Doce – Perspectivas e soluções.
O evento acontece no auditório da Faculdade Pitágoras, na Avenida São Mateus, 1458, Araçá, em Linhares. Durante o seminário, será lançado o Guia de Licenciamento Tartarugas Marinhas, pelo Centro Tamar/ICMBio, com presença do presidente do Instituto Chico Mendes, Ricardo Soavinski.
A abertura será às 9h da quinta-feira (26). Às 10h, haverá apresentação sobre a ‘Planície Costeira do Rio Doce: histórico e situação atual’, com Antônio de Pádua Almeida, gestor da Reserva Biológica (Rebio) de Comboios, que integra o Mosaico da Foz do Rio Doce, e João Carlos Alciati Thomé (Joca), chefe do Centro Tamar. A Rebio e o Tamar são administrados pelo ICMBio.
Na sequência, o professor Gilberto Barroso, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), falará, a partir das 10h40, sobre ‘A importância da Planície Costeira do Rio Doce para a conservação da água nas microbacias de áreas interiores’. Já às 11h20, o professor João Lani, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), abordará ‘Impactos da drenagem artificial nos solos da Planície Costeira do rio Doce’.
À tarde, às 14, Geraldo Ferreguetti, do CREA, falará sobre ‘Regime hídrico da Planície Costeira do Rio Doce: análise histórica das chuvas e do uso da água na região’. Às 14h40, um representante da Fundação SOS Mata Atlântica enfocará o tema ‘Evolução da supressão da cobertura florestal na região da Planície Costeira do rio Doce’.
Já às 15h40, dirigente do Instituto Jones Santos Neves (JSN) discorrerá sobre ‘Cenário atual da ocupação humana na região da Planície Costeira do Rio Doce – Demografia, Economia e perspectivas’. A partir de 16h20 estão previstos debates e apresentação (17h30) da dinâmica de trabalho dos grupos temáticos. O dia 27 será marcado por grupos de trabalho temáticos e apresentação dos resultados alcançados.
Foto: Jornal O PIONEIRO