Resultado do IDEB aponta que 60% das escolas municipais estão acima da média
MEC divulgou resultado da avaliação dos anos iniciais que ocorre a cada dois anos. Índice considera resultado em prova de desempenho e também rendimento escolar.
Das 25 escolas da rede municipal, 15 tiveram desempenho melhor, em relação à avaliação anterior, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) dos anos finais (4ª série/ 5° ano), relativo a 2015. Apesar de não conseguirem atingir a meta, seis escolas ainda cresceram na média.
O resultado foi divulgado na quinta-feira (8), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Dentre as escolas melhor avaliadas, destaca-se a EMEF “Elza Roni Scarpati”, do Lagoa do Meio, que obteve média 7.
Já o IDEB dos anos finais (8ª série/ 9° ano) mostra que sete escolas da rede municipal de ensino alcançaram a média. Destaque para a EMEF “Angelo Recla”, do distrito de Rio Quartel, que superou a meta projetada com a média 5,4. Das escolas que não conseguirem atingir a meta, quatro cresceram na média em relação à avaliação de 2013.
Sobre o IDEB
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e é divulgado a cada dois anos. O Índice diz respeito ao desempenho das escolas das redes municipal, estadual e particular.
O desempenho é comparado com as metas calculadas a partir da primeira edição, em 2005, e projetadas para todas as edições futuras, até o ano de 2021. Assim, para que o IDEB de uma escola ou rede cresça, é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente às aulas.
Há um indicador calculado para cada nível do ciclo básico: o ensino fundamental I (avaliando os estudantes do 5º ano), o ensino fundamental II (avaliando os estudantes do 9º ano), e o ensino médio (avaliando os estudantes do 3º ano).
Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho em português e matemática na Prova Brasil.