Linhares desde o mês de maio vem recebendo um importante reforço na busca por um futuro mais verde. O projeto de arborização urbana “Adote Linhares” já passou por 60 ruas do município plantando mudas de 34 espécies, entre elas, ipês de várias cores. No dia 6 de dezembro o projeto entrega certificados aos 500 agentes ambientais voluntários que formou nos últimos meses.
Mais de 5 mil mudas já foram plantadas nos bairros Araçá, Aviso, Novo Horizonte, Centro, Colina, Conceição, Juparanã, Interlagos, Santa Cruz, Movelar, Jardim Laguna, Planalto, São José e Shell. outras mil devem ser distribuídas até o fim de dezembro. Cada uma das plantinhas é apadrinhada por um morador, que recebe um certificado de adoção e orientações para ajudar a muda a crescer forte e saudável.
Mas, engana-se quem pensa que o pilar mais forte do projeto está no plantio. Tendo como foco a educação ambiental, o “Adote Linhares” forma ainda em dezembro 500 agentes ambientais voluntários. Eles serão os grandes multiplicadores dos ideais de cuidado com as novas plantas que as ruas linharenses ganharam. Passo importante para que as mudas cheguem à idade adulta.
Os agentes estudaram, entre diversos tópicos, sustentabilidade, legislação ambiental, aquecimento global, impacto da emissão de gases na atmosfera e os papéis do cidadão e do agente ambiental. A formatura do curso acontece no dia 6 de dezembro, na Escola Estadual de Ensino Médio Emir de Macedo Gomes, o Colégio Estadual, no bairro Shell, às 19h.
“O ‘Adote’ está sendo muito bem aceito pelas comunidades”, comemora Vanessa Gonçalves, presidente da Agência Nacional de Desenvolvimento Econômico Social e Defesa Ambiental – Andesa, que executa o projeto em Linhares. “Mantemos uma engenheira ambiental e técnicos em meio ambiente para esclarecimento de dúvidas dos moradores e orientação durante os plantios. Temos recebido cada vez mais pessoas interessadas em adotar árvores”, completa.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento, Luciano Cabral, o objetivo maior é criar impacto de longo prazo no dia a dia do município. “O projeto idealizado pela Prefeitura de Linhares e executado pela Andesa visa melhoria do bem estar da população, uma vez que a arborização é fator comprovado de qualidade de vida. Esperamos que seja o início de uma mudança de comportamento”, frisa.
Matéria publicada na página 07 da edição do Jornal O PIONEIRO 27 de novembro de 2016