Ministério da Saúde inicia Campanha Nacional de Multivacinação
Começou na segunda-feira, 19, e segue até o próximo dia 30, a Campanha Nacional de Multivacinação do Ministério da Saúde (MS). O município de Linhares possui cerca de 35 salas de vacinação, e todas irão funcionar durante a mobilização.
O chamado dia D, que é quando os municípios abrem as unidades de saúde no sábado para facilitar o acesso da população, será realizado no dia 24, ou seja, no primeiro fim de semana após o início da campanha.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as vacinas que serão administradas durante a campanha estão disponíveis todos os dias nas 32 unidades de saúde municipais.
Contudo, a realização da campanha serve para chamar a atenção para a importância de manter a caderneta de vacinação da criança e do adolescente em dia. A orientação é que pais e responsáveis levem as crianças menores de 5 anos (até 4 anos 11 meses e 29 dias) e as crianças e os adolescentes na faixa de 9 a menores de 15 anos (até 14 anos 11 meses e 29 dias) a uma unidade de saúde municipal, no período da campanha.
A vacinação segue até o dia 30 de setembro, nas 32 Unidades de Saúde e também no Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (NAPS), que está funcionando ao lado da Escola Projetar, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Vacinas que serão ofertadas na campanha
BCG: protege contra formas graves de tuberculose;
Pentavalente: protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e haemophilus influenzae tipo B (bactéria que causa meningite);
Pneumocócica 10-valente: protege contra o pneumococo, bactéria que causa pneumonia e meningite;
Meningocócica C: protege contra o meningococo C, bactéria que causa meningite;
Rotavírus: protege contra diarreia e desidratação;
VIP: protege contra os sorotipos 1, 2 e 3 da poliomielite
VOPb: protege contra os sorotipos 1 e 3 da poliomielite
Tríplice Bacteriana Acelular (dTpa): protege contra difteria, tétano e coqueluche;
Dupla Adulto (dT): protege contra difteria e tétano;
Tríplice Viral: protege contra sarampo, caxumba e rubéola;
Tríplice Bacteriana (DTP): protege contra difteria, tétano e coqueluche;
dTpa: é administrada em adolescentes grávidas e protege contra difteria, tétano e coqueluche;
Hepatite A: protege contra a hepatite A;
Varicela: protege contra catapora;
HPV: protege contra quatro tipos de papilomavírus humano, dois deles responsáveis por 90% das verrugas genitais e os outros dois pelo aparecimento de cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero;
Febre Amarela: protege contra a febre amarela e é recomendada para crianças e adolescentes que vão se deslocar para áreas fora do Espírito Santo com recomendação de vacinação.
Matéria publicada na página 08 da edição do Jornal O PIONEIRO 22 de setembro de 2016