•• Dias 2, 3 e 4 de junho a Vila de Regência, no litoral de Linhares, receberá turistas e apreciadores do congo capixaba para a tradicional Festa de Caboclo Bernardo. As homenagens ao herói do Espírito Santo marcam o 27º Encontro Nacional dos Grupos Folclóricos de Regência, Bandas de Congo, Folia de Reis, Jongo e Congados. A festa é uma realização da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, das Associações de Moradores e Cultural Congo Regência com apoio da iniciativa privada, Associação Comercial do balneário e Projeto Tamar.
A festa deste ano prestará homenagens póstumas a três grandes personalidades que fazem parte da história da Vila: Tia Mariquinha, Dona Hilda e Mestre Jonas que faleceram entre março do ano passado e maio deste ano. “A importância dos três para nós, moradores de Regência, é muito grande. Apesar de um momento de tristeza da ausência deles, nós estamos felizes em dar continuidade ao trabalho que eles tanto acreditaram e lutaram para que existisse. Sem dúvida alguma Regência vai homenagear essas três personalidades”, afirmou Carlos Sangália, diretor social da Associação de Moradores.
No programa da festa constam shows musicais, apresentações culturais e atividades esportivas. Toda a programação será concentrada na Praça Cabocolo Bernardo, no centro da Vila. Já estão confirmadas as bandas Macucos, Natividade e Forró Siminino. No domingo (4) a festividade será centralizada no 27º. Encontro Nacional dos Grupos Folclóricos de Regência que vai percorrer as ruas do balneário com concentração na Pousada Tia Mariquinha.
O secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Ivan Salvador, destacou que a festa tem o objetivo de reestruturar e fomentar o turismo na região. “Nosso propósito é reestruturar e fomentar o turismo em toda a região. A festa se tornou, ao longo dos anos, um importante evento cultural, com ampla programação de shows e músicas folclóricas. Enquanto administração pública o objetivo é fortalecer a cadeira produtiva do turismo, agregando valores e gerando emprego e renda, além da importância cultural e social que a festa de Caboclo Bernardo tem”, explicou.
Fotos: Divulgação Prefeitura de Linhares
Matéria publicada na página 4 da edição do Jornal O PIONEIRO 25 de maio de 2017