O Espírito Santo registrou a primeira morte por febre maculosa em 2023. vítima é um homem, morador da cidade de Barra de São Francisco, região noroeste do Estado.. No ano, foram 10 casos da doença, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. Em 2022, foram 25 casos confirmados, sendo 14 curas e 11 óbitos.
Barra de São Francisco é o município que tem o maior número de contaminados (03), seguido de Afonso Cláudio (01), Colatina (01), Mimoso do Sul (02), Nova Venécia (01), Laranja da Terra (01) e Domingos Martins (01).
Em nota, a secretaria de Saúde (Sesa) informou que “entre as ações realizadas estão a emissão de nota técnica com orientações para conduta clínica dos casos e alerta aos profissionais da saúde para suspeição da doença; capacitações aos profissionais médicos, enfermeiros e agentes de saúde; visitas aos locais para acompanhamento in loco; além do trabalho de educação de saúde. Há novas capacitações programadas para atualizar os processos e alcançar novos profissionais”.
“Outro destaque sobre o trabalho refere-se ao Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) que, em 2022, passou a realizar exames de PCR para a febre maculosa, garantindo maior agilidade no diagnóstico dos casos suspeitos.
Leia mais em: https://conexaosafra.com/geral/espirito-santo-registra-primeira-morte-por-febre-maculosa-em-2023/
Foto: Divulgção/Prefeitura de Jundiaí