PH x Família Ferraço
Quando escrevi aqui sobre os números curiosos que poderiam mudar a eleição da Presidência da Assembléia Legislativa do Espírito Santo –ALES que acontece na próxima quinta-feira, dia 2, é porque a corda estava apertando muito no pescoço do governador Paulo Hartung e via nele, que a única alternativa era usá-los. Primeiro a “Tropa de Choque” de PH tentou, mas não conseguiu nada. O presidente da ALES Theodorico de Assis Ferraço Filho não arredava o pé da candidatura à reeleição. Muito fraca a “Tropa de Choque”, sem nenhuma estratégia.
PH x Família Ferraço II
Depois PH recorreu ao “Pacotão do Consenso” que contava com 26 assinaturas de apoio ao projeto, de onde o grupo decidiria entre o jovem deputado Erick Musso e Ferraço. O governador, que não é nada bobo, acordou antes e viu, que era o caminho mais fácil para Ferraço vencer as eleições para presidente. Ai lançou mão daquilo que a família Ferraço mais teme. O processo do Tribunal de Justiça do Espírito Santo – TJES, que tem o número da inicial 011000450699.
PH x Família Ferraço III
E a conversa a porta fechada do governador com Ferraço foi aquela do “vamos entrar em um acordo ou os números vão falar mais alto”. Foi o mesmo que mostrar uma cruz para o capeta. E como funcionou. Theodorico desistiu da disputa, saiu dando tiros para todos os lados. Tudo indica que vai comandar a Oposição na ALES.
PH x Família Ferraço IV
Quem não leu a nota anterior, sobre os curiosos números, recoloco-os aqui, para quem desejar procurar saber o que “assusta” a família Ferraço: Oficio nº 53-2002 da Procuradoria Geral da Republica; o oficio do Ministério Público Federal-MPF nº 100000001142-2002-17; o Processo de Origem da 1ª fase das investigações nº 011000450699 da Vara de Cachoeiro; o jornal A Tribuna, do 8.06.2000 e a ex-dona de uma casa de atendimentos Maria Rita Sathler de Rezende. É a arma secreta usada pelo PH. Ferraço já anunciou que não vai nem votar na eleição do presidente!Como será a próxima quinta-feira, dia 2 de fevereiro!
Crise e a mudança de emprego
No último mês, 11,8% da população economicamente ativa no país procurou trabalho, mas não conseguiu. Se considerarmos o desemprego ampliado, somando quem faz bico por falta de opção (carga horária reduzida) ou desistiu de procurar “serviço”, chegamos aos 21,2%, quase o dobro. Mesmo assim, alguns brasileiros arriscam mudar de emprego durante a crise. Por que será? A resposta pode estar no trânsito caótico das grandes cidades e na falta de qualidade de vida. Segundo pesquisa realizada pela Alelo, em conjunto com o Ibope Conecta, 22% dos 2.450 entrevistados trocariam de escritório para ficar perto de casa, mesmo ganhando menos ou assumindo um cargo inferior.
Eike some e cria pânico no ES
O empresário Eike Batista é alvo de mandado de prisão na operação Eficiência, desdobramento da Lava Jato no Rio de Janeiro. Além dele, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal – MPF realizaram operação para cumprir mais oito mandados de prisão preventiva e quatro conduções coercitivas. O que teve de gente se escondendo aqui no Espírito Santo nas florestas de Domingos Martins…
Processo e Procedimento
A morte do ministro Teori Zavascki, para o professor Jorge Amaury Maia Nunes, é uma tragédia que abala a cidadania nacional, enfraquece a busca pelo resgate da moralidade e abre uma cratera na cultura jurídica brasileira, em especial no Direito Processual Civil. No especial texto de hoje, o colunista rende homenagens ao ministro, lembrando passagens de sua trajetória.
Acusação
O procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, formalizou ao Supremo Tribunal Federal – STF pedido de urgência na análise e homologação das delações da Odebrecht. Ontem, o procurador esteve reunido com a ministra presidente do STF, Cármen Lúcia. Oficialmente, o encontro foi para que Janot prestasse condolências pela morte do ministro Teori.
Capixabas em busca Inovações
O superintendente do Sindicato da Indústria de Material Plástico do Espírito Santo (Sindiplast-ES), Agostinho Rocha, e os empresários Juscelino de Oliveira, da Agrofit, e Flávio Quintanilha, da Ecotrading, estão na Índia em uma ação empresarial que iniciou no dia 19 e termina hoje, domingo, 29 de janeiro. A iniciativa, articulada pelo Sindiplast-ES, consiste em visitas a empresas de equipamentos para o setor de Plásticos, a fim de buscar novas tecnologias e inovações. As visitas técnicas estão sendo realizadas nas cidades de Ahmedabad e Mumbai.
Descartes de processos do TJES
A Comissão Permanente de Avaliação Documental (CPAD) do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) comunicou a eliminação de agravos de instrumento da 4ª Vara Cível de Vitória, 6ª Vara Cível de Vila Velha, e 1ª Vara de Família de Vitória. Os Editais 05, 06 e 07/2017, que tratam do descarte desses autos, foram publicados no Diário da Justiça Eletrônico (e-diario) nesta quarta-feira (25). As partes interessadas poderão requerer os documentos, no período de 05 dias contatos a partir da publicação dos Editais.
Advogado que atrapalha
Já caminhando para 13 anos de luta, os servidores ativos e inativos da Assembleia Legislativa do Espírito Santo – ALES não conseguiram ainda receber os seus tão esperados 11,98% da correção salarial do Plano Real. O acordo feito entre a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e o Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa e Tribunal de Contas (Sindilegis-ES), que foi homologado em agosto do ano passado, pelo Tribunal de Justiça (TJES), agora está impedido por causa do advogado que tem direito a receber R$ 20 milhões. Ninguém que assumir a conta…
Sob a chuva
A Folha de S.Paulo informa que o Palácio do Planalto não está achando nada ruim que nomes cotados para o Supremo Tribunal Federal – STF repousem sob o sereno e recebam críticas públicas. “A estratégia do governo é deixar o candidato fritar para ver se sobrevive à frigideira.”
Substituição de surpresa
O lugar de Teori Zavascki poder ser ocupado com uma “surpresa”.E que ninguém duvide, porque pode o presidente da República tirar da cartola um desembargador estadual ou de Tribunal Regional Federal – TRF e indicar, coisa que muitas vezes já se viu.
Demissao Justificada
Empregadores do Espírito Santo só podem demitir se houver justificativa. É nesse sentido o entendimento do TRT da 17ª região ao editar a súmula 42/17. O texto não elenca os requisitos para demissão dos empregados, mas torna válida a Convenção 158 da OIT, a qual prevê a restrição. A súmula considerou inconstitucional o decreto 2.100/96, do então presidente Fernando Henrique Cardoso, que denunciava a Convenção. O acórdão referente à súmula foi publicado nesta segunda-feira, 24, no Diário Oficial do ES.
Mostralar 2017
A Feira da Construção, a Mostralar 2017 será realizada no período de12 a 14 de maio de 2017, na Arena Camburi às margens da rodovia orte-Sul, no bairro de Jardim Camburi, em Vitória, no Estado do Espírito Santo. Maiores informações através do e-mail: contato@condrosteomático.
Lava Jato e sua fortuna!
O futuro da Lava Jato pode estar – quem diria (!) – nas mãos de Eduardo Cunha. Isso porque há uma reclamação (Rcl 25.509) do ex-presidente da Câmara na pauta da sessão plenária do Supremo Tribunal Federal – STF do próximo dia 8. Com base no regimento interno da casa (artigos 38 e 68), a defesa pode requerer a imediata redistribuição do processo. O mesmo pedido pode ser feito também pela defesa de João Cláudio Genu (Rcl 25.362), cuja reclamação, que estava sob a relatoria do ministro Teori Zavascki, está pautada para a sessão da 2ª turma do dia 7 de fevereiro.
Poesia numa hora dessas
Os últimos acontecimentos geraram uma sensação de apostasia na população brasileira. Não por acaso, lembramo-nos de versos do poeta Tobias Barreto : “profetas, que mentem, só dizem – futuro! / Futuro! futuro! – e o futuro não vem!”
Coluna publicada na página 02 da edição do Jornal O PIONEIRO 26 de janeiro de 2017