O município de Colatina irá sediar a 16ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade programada para os dias 03 e 04 de setembro, onde cerca de 300 animais deverão ser avaliados na unidade do frigorífico Frisa, localizada no município. O Circuito Nelore é promovido pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), com o apoio da Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN) e da Matsuda Sementes e Nutrição Animal.
Com uma população bovina estimada em 1,94 milhão de cabeças, os produtores do Espírito Santo têm buscado ferramentas que elevem a produtividade, especialmente do rebanho de corte. Nesse sentido, o investimento em animais com genética superior vem crescendo a cada ano, como informa o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
“Temos em nosso estado uma área com mais de 1 milhão de hectares de pastagens, destinados especialmente para a pecuária de corte. E dentro do Circuito Nelore o produtor tem a chance de saber se a criação do gado no pasto vem trazendo o resultado que o mercado espera e ainda entender quais os pontos que precisa melhorar no dia a dia da fazenda”, destaca Carlos Tadeu Bastos da Rosa, presidente da ACCN.
Após Colatina, a próxima etapa do Circuito Nelore será realizada em Nova Andradina (MS), nos dias 09 e 10 de setembro.
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne da raça, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999, o Circuito cresce a cada ano: em 2020, estão previstas 40 etapas em 11 estados. Até o fim do ano, 25 mil animais devem ser avaliados, consolidando o Circuito Nacional de Qualidade como o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
Matéria publicada na página 05 da Edição do Jornal O PIONEIRO do dia 30 de agosto de 2020