•• As secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente participaram, semana que passou, de um dia de campo realizado pelo Comitê das Bacias Hidrográficas Pontões e Lagoas do Rio Doce sobre o uso racional da água na agricultura em Linhares que é um dos 14 municípios que compõe a Bacia do Rio São José. A CBH tem como vice-presidente Antônio Ruy Júnior que representa a sociedade civil organizada. O evento foi realizado no distrito do Guaxe.
O secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot, destaca a importância de ter uma gestão adequada no uso da água em atividades irrigadas já que o excesso pode lavar o solo e levar embora sua camada mais rica em nutrientes, prejudicando o desenvolvimento das plantas. “A iniciativa trazida pelo CBH Pontões e Lagoas do Doce propõe boa estratégia para o homem do campo, possibilitando-o um meio eficiente de irrigação onde é possível saber e fornecer apenas a quantidade ideal de água que a lavoura necessita”, explica o secretário. Para ele, este uso adequado impacta positivamente tanto nas finanças do homem do campo quanto para a o meio ambiente e a população da cidade.
Lucas Scaramussa, secretário municipal de Meio Ambiente, destacou a importância do tema e defende a difusão e conscientização de um trabalho alinhado a práticas ambientalmente sustentáveis. Para ele a participação de técnicos e analistas da Secretaria de Meio Ambiente no evento permite a troca de informações. “É a oportunidade de conhecer a realidade do agricultor, bem como manter atualizadas as técnicas usadas no setor público com o objetivo de garantir um meio ambiente equilibrado no campo e na cidade”, finalizou.
Matéria publicada na página 4 da edição do Jornal O PIONEIRO 05 de março de 2017