Pontal do Ipiranga será a capital brasileira do surfe e do longboard entre os dias 15 e 18 deste mês. É que o balneário vai receber atletas de vários lugares do país para a disputa da primeira etapa nacional do Circuito Brasileiro de Longboard e SUP surf. Segundo a Confederação Brasileira CB Surf, organizadora do evento, já são 130 atletas inscritos. As baterias classificatórias começarão sempre às 7 horas da manhã e são abertas ao público.
A organização espera que cerca de 10 mil pessoas passe pelos 4 dias de evento que também será transmitido ao vivo no canal do youtube da Associação de Surf de Linhares (https://www.youtube.com/@aslsurflinhares8123).
Grandes nomes do esporte já confirmaram presença na etapa do Pontal do Ipiranga. O campeão brasileiro open, Alexandre Escobar, que é capixaba e já foi campeão 3 vezes no circuito estadual e terceiro lugar no Sul-Americano; Atalanta Batista, três vezes campeã sul-americana e seis vezes no Brasil; Carlos Bahia, campeão brasileiro quatro vezes e 3º. lugar colocado nas Olimpíadas Pan-Americanas e no ISA Games, eventos realizados em El Salvador e o atleta e ator Caio Vaz, campeão mundial de Sup Wave.
“Estamos felizes em trazer novamente o protagonismo do surfe para o litoral de Linhares, que é um pico maravilhoso e um espaço de formação de talentos no nosso Litoral”, disse o Presidente da Associação de surf de Linhares (ASL), Fábio Fiorot. “O surfe é um esporte olímpico no qual Brasil é uma referência, e agora, com as feras do esporte desembarcando no nosso litoral, vamos aproveitar ainda mais este potencial em Linhares”.
Sobre o esporte
As pranchas maiores utilizadas no surfe tanto em LongBoard quanto em Sup Wave (prancha com remo) são releituras dos pranchões dos anos de 1950 e 1960, equipamentos que se diferenciam por proporcionarem uma prática mais suave e clássica do esporte. Em pranchas maiores pratica-se o chamado surfe de linha, onde o longboarder consegue andar sobre o equipamento e fazer manobras específicas, naturalmente pouco menos radicais que as realizadas em pranchas menores.
O LongBoard e o Sup Wave são indicados para surfistas iniciantes por proporcionarem uma plataforma estável, ideal para as primeiras tentativas de se manter de pé na prancha. O crescimento da prática, no Brasil e no mundo, está associado a um movimento mais tradicional, de retorno às origens. O longboard e o Sup Wave aproximaram também pessoas que não se identificavam com as pranchas menores, assim como surfistas com mais idade.
Fique ligado:
Circuito Brasileiro de Surfe
De 15 à 18 de junho
Praia do Pontal do Ipiranga
A partir das 7h
Foto: divulgação PML