•• A sustentabilidade e a modernidade são dois eixos importantes do plano de Guerino Zanon para construir uma cidade mais inclusiva, que respeita as diferenças. Neste sentido, os secretários municipais de Assistência Social, Amantino Pereira Paiva, e de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer, Ivan Salvador Filho, conheceram terça-feira (17) o projeto Linhares Praia Acessível, apresentado pelo presidente da Associação dos Deficientes de Linhares (Adefil), José Geraldo Giovani.
O encontro aconteceu na sede da entidade, no bairro Interlagos, e contou ainda com representantes da Pestalozzi e Lar da Fraternidade. O projeto poderá ser implantado nas lagoas e praias do município já no segundo semestre deste ano. De acordo com o secretário Ivan Salvador, inicialmente o Praia Acessível será montado na Praia das Três Pontas, na Lagoa Juparanã, e posteriormente estendido aos balneários, como Pontal do Ipiranga, já que a estrutura é móvel. Ele busca parcerias da iniciativa privada e dos governos estadual e federal para a aquisição dos equipamentos necessários como rampas, esteiras e cadeiras especiais para os portadores de deficiência.
Ele também iniciou o diálogo com uma faculdade particular do município para ter a presença de estudantes de Educação Física, Fisioterapia e Psicologia envolvidos no projeto. “Esse projeto vai tornar as praias e lagoas de Linhares mais acessíveis aos portadores de deficiência. Toda as políticas públicas adotadas pela secretaria terão essa visão, esse compromisso da transversalidade e inclusão. Linhares tem uma tradição com as instituições e entidades que atuam na área da pessoa com deficiência e o que a Prefeitura vai fazer é potencializar isso”, afirmou o secretário.
Matéria publicada na página 05 da edição do Jornal O PIONEIRO 22 de janeiro de 2017