Cerca de 400 gestores e técnicos das prefeituras capixabas participaram, nesta quinta-feira (16), em Vitória, do 2º Seminário Capixaba de Mudanças Climáticas. O evento teve como objetivo a qualificação das equipes para a elaboração de projetos e a execução de obras com recursos do Fundo Cidades 2023-2026 – Adaptação às Mudanças Climáticas.
Entre os profissionais qualificados estavam os que atuam, especialmente, nos Fundos de Investimento Municipais, nas áreas de Engenharia, Defesa Civil e Meio Ambiente das gestões municipais. Eles assistiram a palestras e a mesas redondas com a participação de gestores e técnicos do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, da Defesa Civil Estadual e da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), além de instituições e órgãos públicos de Anchieta (ES) e dos estados de Pernambuco e Rio de Janeiro.
A secretária de Estado do Governo, Maria Emanuela Alves Pedroso, destacou a importância da capacitação dos técnicos das prefeituras exatamente nesta data, em que é celebrada o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, para que projetos sejam elaborados e obras realizadas de acordo com o que estabelece a legislação que regula o Fundo Cidades – Adaptação às Mudanças Climáticas.
“Desde sua criação, na primeira gestão Renato Casagrande, o Fundo Cidades cumpre um importante papel, contribuindo para impulsionar o desenvolvimento do Espírito Santo de forma sistêmica, com investimentos em todas as regiões. Nesta edição, as transferências de recursos aos municípios deverão ser aplicadas em projetos e obras voltados para a redução dos impactos ambientais causados pelas mudanças climáticas, prevenindo e mitigando as consequências das chuvas extremas e dos períodos de déficit hídrico”, explicou a titular da SEG.
Experiências
Durante o seminário, também foram conhecidas experiências de outros Estados em relação às ações de prevenção e mitigação de efeitos causados por eventos climáticos extremos.
O coronel Rodrigo Gonçalves da Silva, subsecretário de Proteção e Defesa Civil da cidade do Rio de Janeiro, falou sobre “Fortalecimento da Resiliência” na cidade carioca.
A consultora ambiental, coordenadora da agenda climática do Governo do Estado do Piauí e ex-secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Recife/PE, Inamara Melo, mostrou a “Experiência municipal na aplicação de ações na pauta de mudanças climáticas”.
Já Jéssica Martins de Freitas, secretária de Meio Ambiente de Anchieta, apresentou o tema “Oportunidades e desafios para a adaptação e mitigação dos municípios às mudanças climáticas”.
Foto: Hélio Filho/Secom