Em razão dos estragos causados pelas fortes chuvas no Sul capixaba, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) reuniu o Gabinete Permanente de Crise (GPC) da Instituição na tarde do último sábado, 23, para coordenar as ações adotadas em defesa da população atingida pelas enchentes, em parceria com as demais instituições estaduais e municipais.
A reunião, realizada de forma híbrida, presencial, na sede do MPES, e online, tratou também de ações como a logística para o recebimento de doações, as providências adotadas no âmbito ministerial e a atuação em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil estadual e municipais, forças de segurança pública, entre outros.
A Procuradora-Geral de Justiça do MPES, Luciana Andrade, fez uma manifestação por meio remoto aos participantes da reunião e precisou se ausentar para atender uma urgência relacionada às chuvas.
Dessa forma, os trabalhos foram conduzidos pelo Secretário-Geral do Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Promotor de Justiça Francisco Martínez Berdeal, e pelo Diretor-Geral do MPES, Promotor de Justiça Lidson Fausto da Silva, com a participação de Promotores de Justiça dos municípios atingidos, Dirigentes de Centros de Apoio Operacional e de Núcleo do Ministério Público, além de servidores do MPES.
Coordenação
Ficou definido que, pelo Ministério Público coordenarão os trabalhos a Dirigente do Centro de Apoio Operacional de Defesa Comunitária (CACO), Procuradora de Justiça Karla Dias Sandoval Mattos Silva, e a Dirigente do Centro de Apoio Operacional Cível e de Defesa da Cidadania (CACC), Promotora de Justiça Elaine Costa de Lima. Ambas participaram da reunião, assim como o Coordenador do Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (NCAP), Promotor de Justiça Sérgio Alves Pereira.
Pelos municípios atingidos, participaram da reunião as(os) Promotoras(es) de Justiça Janaina Rocha Raymundo Alvim, Neuza Gonçalves Soares Mação, Fabio Baptista de Souza, Veraldo Macedo Miranda, Maria Aparecida Bazani, Rodrigo Monteiro, Elion Vargas Teixeira, Maíra Rangel Brasileiro Pinto, Matheus Leme Novaes e Gino Martins Borges Bastos.
Estrutura
Os coordenadores da reunião, Francisco Berdeal e Lidson Fausto, relataram as ações já adotadas desde o início da manhã. A estrutura ministerial foi acionada desde cedo e o MPES colocou à disposição equipamentos, unidades ministeriais próximas das cidades atingidas, recursos humanos e a frota institucional para auxiliar o Estado e os municípios. Ao longo do sábado, durante a tarde e à noite, foram adotadas novas providências em relação aos fatos.
Nesse sentido, o Ministério Público também está auxiliando na campanha “ES Solidário”, que tem pontos de coleta em Vitória, na sede do Corpo de Bombeiros Militar, e em Cachoeiro de Itapemirim, na 1ª Companhia Bombeiros Militar.
O Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-ES), Coronel Alexandre dos Santos Cerqueira, participou da reunião e agradeceu a parceria do Ministério Público em causas tão importantes para o Estado.
Estiveram presentes na reunião o Subcomandante-Geral do CBM, Coronel Róger Vieira do Amaral, e o Coordenador Estadual Adjunto de Proteção e Defesa Civil, Tenente-Coronel Benício Ferrari Júnior, que relataram como a corporação está atuando nos 13 municípios em Estado de Emergência.