Considerado uma questão de saúde pública e ambiental, o descarte de medicamentos vencidos ou em desuso vem se tornando um grave problema para o meio ambiente. Na maioria das vezes, sem saber o que fazer com esses medicamentos, o consumidor acaba jogando no lixo comum, ou até mesmo descartando no vaso sanitário e na pia, o que desencadeia um problema ambiental.
Para evitar que esse problema ocorra, todas as 29 farmácias básicas da Prefeitura de Linhares – 16 localizadas nos bairros e outras 13 no interior – possuem pontos para o descarte destes medicamentos. O objetivo é sensibilizar os moradores do município para o descarte de medicamentos de forma consciente e correta , como uma medida de proteção ao meio ambiente.
De acordo com a Farmacêutica Diretora, Andréia Néspoli Vilaça, em casa é comum as pessoas terem medicamentos para cuidar de pequenas emergências, ou até mesmo, sobras de medicamentos após a finalização de um tratamento.
“Medicamentos vencidos lançados no meio ambiente através do lixo doméstico ou rede de esgoto, têm consequências de impacto ambiental, afetando diversos ecossistemas, podendo originar danos ambientais e de saúde pública, gerando risco para crianças e pessoas carentes que possam reutilizá-los”, explica a farmacêutica.
Andreia explica ainda que basta levar os medicamentos vencidos ou inutilizados e descartar no coletor disponibilizado na farmácia básica mais próximo de sua casa. É simples, sigiloso e garantirá sua saúde e a saúde de toda a população”, destaca Andreia.
Os medicamentos depositados nos pontos de descarte são recolhidos e levados para incineração em local apropriado que não comprometa o meio ambiente.
Foto: Felipe Reis