A Campanha Nacional de vacinação contra a gripe (Influenza) termina na próxima quarta-feira (20), porém, os números mostram que poucos linharenses dos grupos prioritários estão se vacinando. Até o momento apenas 18.289 das 45.830 mil pessoas que compõem esses grupos já foram imunizadas. O número representa 39% do público-alvo. Se somados, grupos de risco e população em geral, apenas 32.263 linhareses receberam a vacina.
Entre os grupos prioritários, os idosos são os que mais se vacinaram. Ao todo 10. 736 pessoas acima de 60 anos já se vacinaram. O número representa 50% da meta. Com 14% da meta cumprida, as puérperas representam o grupo que menos tomou o imunizante.
A Secretária de Saúde, Sonia Dalmolin, explica que os números são preocupantes, uma vez que a gripe é uma doença que pode até mesmo levar à morte.
“Pedimos que a população, especialmente as pessoas que têm comorbidades, os idosos, e todos os grupos de risco, busquem um dos nossos postos de vacinação do município e tomem a vacina. A gripe não é uma doença simples, pelo contrário, pode se complicar e levar à morte. Além de sobrecarregar os serviços de saúde com algo que pode ser evitado”, pontua Sonia.
Opções de dias e horários para se vacinar
A vacina da gripe é oferecida gratuitamente em todas as 31 Unidades Básicas de Saúde, da Secretaria de Saúde, dos bairros e interior do município, sempre das 7h30min às 16h. Já nas Unidades de Saúde de Bebedouro, Planalto e do Caic, no bairro Interlagos, que funcionam em horário estendido, as salas de imunização funcionam também das 7h30 às 20h, de segunda a quarta-feira.
Além disso, desde o início da Campanha, no dia 10 de abril, mutirões de vacinação acontecem todos os sábados, das 08 às 11h, na Unidade Sanitária de Linhares, (USL).
Foto: Kevyn Fracalossi