•• Consumidores com dívidas em atraso terão uma oportunidade para negociá-las diretamente com os fornecedores no Mutirão de Negociação de Dívidas do Procon-ES, em Linhares. O atendimento vai acontecer de 25 a 28 de julho, das 8h às 16 horas, no Centro de atividades Eurico Aguiar Salles (Sesi), localizado na Avenida Filogônio Peixoto, 396, bairro Aviso. No local serão montadas 16 salas de atendimentos.
Outra boa notícia é que Linhares vai inaugurar os serviços do Procon Itinerante – um ônibus que vai percorrer os bairros Interlagos e Canivete nesta mesma semana para atender a população. “É uma extensão com todos os serviços oferecidos pelo Procon, mais perto dos consumidores. É uma forma de agilizar os atendimentos e aproximar o órgão da população”, destaca Geraldo Roza, diretor do Procon de Linhares.Tanto o Mutirão de Dívidas quanto o Procon Itinerante são iniciativas do Governo do ES, por meio do Procon Estadual.
Durante os quatro dias de mutirão, cerca de dez empresas estarão negociando com os consumidores linharenses, sendo elas relacionadas a instituições bancárias, financeiras e também a EDP Escelsa. Haverá distribuição diária de senhas para atendimento e para ser atendido o consumidor deve possuir uma dívida de pelo menos 60 dias de atraso – uma vez que isso garantirá uma melhor negociação – e comparecer ao local do mutirão munido dos documentos pessoais (CPF, Carteira de Identidade, comprovante de residência) e comprovante do débito a ser negociado, que pode ser um contrato, fatura ou cobrança.
O coordenador do Procon de Linhares Geraldo Roza, lembra que o mutirão é apenas para negociar dívidas e que durante esse período, o ônibus do Procon Itinerante estará à disposição da população, porém, para atendimento geral. “O mutirão é apenas para negociar as dívidas que os consumidores têm com as empresas participantes. Já para atendimento geral, o ônibus do Procon estará disponível nos bairros Interlagos e Canivete”, reforçou.
Procon Itinerante
O ônibus do Procon-ES revezará atendimento nos bairros Interlagos (próximo à sede da Associação de Moradores) e Canivete (em frente ao Ginásio de Esportes) durante os dias do mutirão – de 25 a 28 de julho, das 8h às 16 horas. Nele os consumidores terão acesso a orientações, poderão realizar reclamações, tirar dúvidas sobre garantia de produtos, dentre outros. Já o mutirão, apenas renegociará dívidas com as empresas participantes.
Orientações
• Somente o titular poderá negociar a dívida, que deve ter, pelo menos, 60 dias de atraso.
• Não será aceito documento de procuração.
• Pessoa jurídica não será atendida no mutirão.
• As senhas estarão atreladas ao CPF do consumidor. Portanto, a pessoa que pegar a senha deve ser a mesma que receberá atendimento. Senhas rasuradas serão descartadas.
• Os descontos e opções de parcelamento podem variar de acordo com tipo de dívida, atraso e perfil do consumidor.
• 15% das senhas estão destinadas para o atendimento preferencial: idosos com 60 anos ou mais, gestantes em adiantado estado de gravidez, portadores de necessidades especiais e pessoas com criança de colo.
• A Caixa Econômica Federal não vai negociar dívidas de cartão de crédito e FIES.
• O Banco do Brasil não vai negociar dívidas rurais, financiamento imobiliário e de veículo, FIES, dívidas cedidas a Ativos S.A e dívidas renegociadas recentemente.
• O Banestes não vai negociar financiamento de veículo e imóveis, crédito rural, BNDES, contratos de PJ e CCF, leasing, nosso crédito/microcrédito e operações de crédito com valores superiores a R$30 mil e operações ajuizadas.
• O Bradesco não vai negociar empréstimo pessoal, crédito imobiliário e rural.