•• Estamos na alta temporada de viagens, período que vai de dezembro até o Carnaval, época propícia ao setor de turismo, pois além das férias em instituições de ensino, o turismo em âmbito nacional e internacional se mostra movimentado nessa época do ano.
Para aproveitar esse período, o Espirito Santo pode ser uma boa opção, pois é um estado que oferece várias modalidades de turismo, que vão desde circuitos de aventura e contato com a natureza, até circuitos de turismo religioso e histórico. E o melhor de tudo: é possível passar por muitos lugares e se divertir gastando pouco. Confira algumas opções de passeios:
Turismo Religioso
•• O Espirito Santo é um estado com um enorme potencial no setor de turismo religioso, com muitos pontos a serem visitado, principalmente as igrejas históricas. Alguns exemplos são a Basílica de Santo Antônio, a Catedral Metropolitana, a Igreja dos Reis Magos e o Convento de Nossa Senhora da Penha, localizados na Região Metropolitana da Grande Vitória. Lembrando que todos esses pontos turísticos citados não cobram a visita, o que facilita e incentiva os turistas a visitarem os locais.
Turismo Histórico
•• Outro ponto forte do turismo capixaba são as visitações históricas que estão espalhadas por toda região., Um dos mais visitados é o Mosteiro Budista, localizado em Ibiraçu.
Outros pontos de grande importância histórica são os museus presentes no estado. O Museu da Vale, o museu Nacional Padre Anchieta e o Museu de Minerais e Rochas Parque Pedra da Cebola são pontos de visitação recorrente aqui no Estado. Além das visitas aos museus outro ponto turístico histórico é a Associação de Paneleiras de Goiabeiras, que com a produção e venda das panelas de barro há décadas já é marca registrada do turismo no Espirito Santo.
Ecoturismo
•• Com certeza um dos destaques do turismo capixaba são as belezas proporcionadas pela natureza. Exemplos de belos lugares a serem visitados são inúmeros, por isso o Governo do Estado lançou a campanha #amores, que consiste na postagem de fotos de pontos turísticos capixabas pelos próprios visitantes, gerando assim um rede de compartilhamento de imagens das belezas naturais e experiências em empreendimentos capixabas, muitos deles atendidos pelo Sebrae ES.
Dentre os inúmeros pontos de ecoturismo, destacam-se, o Parque Nacional de Alto Caparaó, na divisa com Minas Gerais; o Parque Estadual da Pedra Azul, em Domingos Martins; o Morro do Moreno em Vila Velha e as praias espalhadas por todo litoral, como por exemplo, Itaúnas, Bacutia e Setiba.
Estes são apenas alguns dos inúmeros roteiros e destinos turísticos que o Espírito Santo oferece. De norte a sul é possível se encantar com as belezas naturais, gastronomia típica e beleza arquitetônica e cultural. Em terras capixabas é possível curtir o sol e as praias durante o dia e ao entardecer, aproveitar o frio das montanhas. Basta procurar, escolher o destino e se jogar!
Matéria publicada na página 05 da edição do Jornal O PIONEIRO 29 de janeiro de 2017