Comissão Ambiental realiza Mutirão Ecológico no bairro Interlagos
A Comissão Ambiental, criada pela Paróquia Bom Pastor e a Comunidade Luterana, ambas do bairro Interlagos, em parceria com a Associação de Moradores do Bairro Interlagos (AMI) e das escolas locais, realizará no dia 16 de outubro (domingo), a partir das 8 horas, um Mutirão Ecológico de conscientização.
Durante o evento será realizada uma caminhada no entorno da lagoa do bairro Interlagos, iniciando nas proximidades da Escola Prefeito Samuel Batista Cruz (CAIC), e encerrando-se próximo à Linha Verde. Vários segmentos da sociedade estão sendo chamados para participar da ação, dente eles Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretarias Municipais, escolas e voluntários.
De acordo com o presidente da AMI, Pedro Mendes de Oliveira Basques, o mutirão visa conscientizar os moradores sobre a necessidade de preservar as lagoas, além de promover sua limpeza. “O bairro Interlagos também é nossa casa comum. Cuidar é nossa responsabilidade”, disse.
Fórum da Comissão Ambiental
Tendo em vista a necessidade de melhorias para o Interlagos, a Comissão Ambiental propôs a realização de uma pesquisa para buscar informações e o conhecimento mais aprofundado sobre a situação do bairro, no que tange a qualidade dos serviços de saneamento, que envolve a coleta de lixo, fornecimento de água tratada, coleta e tratamento do esgoto e demais serviços oferecidos à população do bairro.
A pesquisa foi aplicada em parceria com as escolas do bairro Interlagos, que encaminharam os questionários aos pais, por meio dos alunos, para que fosse respondida em casa junto à família. Em seguida, as respostas retornavam à escola e, por fim, devolvidas à Comissão Ambiental.
Os dados coletados através dos questionários foram tabulados e lançados a um sistema para quantificação e análise dos resultados. O resultado da pesquisa será apresentado no Fórum da Comissão Ambiental do Bairro Interlagos, no auditório do Centro Pastoral Bom Pastor, dia 20 de outubro, e servirá de base para subsidiar a elaboração de um relatório que será protocolado junto ao Poder Público Municipal e Estadual na tentativa de requerer melhorias para o bairro, bem como para estabelecer medidas e estratégias junto às Igrejas, AMI e as escolas para o desenvolvimento do bairro e conscientização da população quanto às questões ambientais.
Sobre a Comissão
A Comissão Ambiental é um projeto fruto da Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) de 2016, criado pela Paróquia Bom Pastor e pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil – Paróquia da Missão, em parceria com a Associação de Moradores do Bairro Interlagos (AMI), com o apoio das escolas do bairro.
A Comissão foi idealizada e criada a partir do Repasse da Campanha da Fraternidade, em que se viu a necessidade de colocar em prática as propostas apresentadas no Texto Base da CFE 2016, unindo as Igrejas e estabelecendo a parceria com a AMI.
A CFE 2016, traz o tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5.24) e ainda, tem como objetivo geral chamar atenção para a questão do saneamento básico para garantir desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida para todos.
Matéria publicada na página 10 da edição do Jornal O PIONEIRO 18 de setembro de 2016