Qualificação de eletricistas
A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espirito Santo, está com inscrições abertas para a Escola dos Eletricistas, iniciativa que oferece capacitação gratuita de profissionais para atuar no setor elétrico. O curso acontece em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Espírito Santo (SENAI). Para se candidatar a uma vaga, o interessado deve ter no mínimo 18 anos de idade, possuir formação Ensino médio completo ou Técnico de Eletrotécnica, Automação, Mecânica. O currículo deve ser enviado até o dia 28 de fevereiro de 2017para o e-mail escoladeeletricista@infoccorh.com.br.
Câmara aprova
•• Por solicitação do Chefe do Poder Executivo a Câmara Municipal aprovou a abertura de crédito especial de aproximadamente R$ 28 milhões para provisionar o pagamento dos salários atrasados dos servidores do mês de dezembro de 2016, bem como o recolhimento das contribuições previdenciárias devidas ao IPASLI – Instituto de Previdência e Assistência Municipal de Linhares, de outubro a dezembro do mesmo exercício e valores devidos a título de tíquete alimentação. A medida foi aprovada durante sessão extraordinária de segunda-feira (23) e teve a adesão unânime dos parlamentares da Casa. Só a folha de pagamento do mês de dezembro equivale a cerca de R$ 19 milhões. Nesta quinta-feira (26) o prefeito Guerino Zanon recebe os representantes do Sindicato dos Servidores Públicos para mais um encontro onde tratarão sobre o pagamento referente ao mês de dezembro do ano passado.
Em Aracruz
•• O juiz substituto da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Aracruz, André Bijos Dadalto, autorizou a regularização da fundação que recebe idosos do município em asilo desde 1987. Em sua decisão, o magistrado entendeu que a ausência de regularização não decorreu de conduta de má-fé por parte da requerente. De acordo com o relatório do processo, a sede do asilo foi construída e inaugurada em 1987, antes da Fundação Social Monsenhor Guilherme Schmitz ser instituída, em 1998. Entretanto, no ano de 2009 o Lions Clube de Aracruz, dono do terreno onde o asilo está construído, realizou a doação do terreno para a instituição. Porém, ao lavrar a escritura, teria sido constatada uma suposta irregularidade na fundação. Ao decidir pela legalização da Fundação Social Monsenhor Guilherme Schmitz, o juiz ressaltou a relevância social da entidade, uma vez que a mesma é a única instituição de acolhimento de idosos do município de Aracruz.
Contra febre amarela
•• A vacinação contra a febre amarela foi retomada em Linhares a partir de ontem. A Secretaria Municipal de Saúde informou que as doses de imunização serão distribuídas na unidade de saúde referência do município que é a do bairro Araçá. Mas a Superintendente em Vigilância de Saúde da Prefeitura, Dóris Schimidt Corona, também disse que as vacinas, que serão distribuídas das 7h às 11h, serão fornecidas com prioridade a quem for viajar para áreas de risco onde há a recomendação da vacina. Linhares não registrou nenhum caso suspeito de febre amarela até o momento, nem está incluída nas áreas de risco de contaminação pela doença.
Preços em baixa
•• O preço das hortaliças batata, tomate e alface continuam em baixa, inclusive menores em relação ao mesmo período de 2015, na maioria das centrais brasileiras, apresentando apenas aumentos pontuais em alguns estados. Os dados são do 1º Boletim Prohort de Comercialização de Hortigranjeiros nas Centrais de Abastecimento (Ceasas), desenvolvido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). De acordo com o estudo, as hortaliças que apresentaram alta nas cotações em praticamente todos os mercados foram a cebola e cenoura, o que já é fato característico para o período. Já entre as frutas, o grande destaque de queda de preços no período foi o mamão, que teve aumento da oferta em vários mercados e pouca demanda, em virtude das festas de fim de ano e da maior competição com outras frutas tradicionalmente solicitadas nessa época, o que contribuiu também para o aumento da exportação desse produto.
Preços em baixa II
•• Em sentido contrário, as frutas banana e laranja apresentaram tendência de alta de preços em grande parte dos mercados, sendo que a laranja continua escassa nos entrepostos atacadistas. Por sua vez, a melancia apresentou aumento de oferta em todos os mercados em relação ao período anterior, mas com preços ainda sem uma tendência definida. Neste mês, além das frutas e hortaliças analisadas regularmente pelo Prohort, outros produtos importantes na composição do quadro alimentar do consumidor apresentaram, da mesma forma, queda nas cotações. Dentre as hortaliças, destacam-se as reduções na média de preços da abóbora (4%), couve-flor (12%), moranga e mandioquinha (18%), quiabo (22%), berinjela (24%), jiló (26%), batata-doce (28%) e espinafre (42%).
Plano de saúde
•• O mercado brasileiro de planos de saúde médico-hospitalares registrou perda de 1,37 milhão de beneficiários em 2016, equivalendo a uma queda de 2,8% em comparação ao mesmo período do ano anterior, constata a Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB), produzida pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS). A região Sudeste puxou a queda do total de beneficiários de planos médico-hospitalares em 2016. Nos 12 meses encerrados em dezembro, 1,37 milhão de vínculos foram rompidos (retração de 2,8%) no Brasil, sendo que 1,1 milhão destes, o que equivale a 79,9%, se concentram no Sudeste.
Pagamento
•• Os mais de 90 mil servidores públicos do Poder Executivo Estadual, entre ativos e inativos, receberão o pagamento do salário, referente a janeiro, na próxima segunda-feira (30). Com essa medida o governo inicia o primeiro mês de 2017 cumprindo a promessa que mantem desde o início da gestão: honrar a folha, depositando em dia e dentro do próprio mês o vencimento dos servidores.
Coluna publicada na página 06 da edição do Jornal O PIONEIRO 22 de janeiro de 2017