11º Encontro da Pastoral da Educação
Estão abertas as inscrições para o 11º Encontro Diocesano da Pastoral da Educação, marcado para o próximo dia 24 de setembro, no Santuário Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu. O tema “Professor: um ser em constante formação” será discutido pelo palestrante Celso Antunes (foto), que é autor de 180 livros didáticos, dos quais 100 envolvem o tema da educação.
O Encontro da Pastoral da Educação realizado anualmente na Diocese de Colatina é considerado um dos maiores do país. Além de educadores de todo o Estado, o evento também atrai muitos catequistas.
Agricultura familiar
Para fortalecer a agricultura de base familiar e contribuir para a melhoria da qualidade de vida do homem do campo, na última terça-feira o Governo do Estado realiza uma entrega coletiva de máquinas, veículos e equipamentos – em concessão de uso – a 18 municípios capixabas, que representam mais de R$2,5 milhões em investimentos. Os municípios beneficiados são Afonso Cláudio, Alegre, Apiacá, Aracruz, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Castelo, Conceição do Castelo, Ibiraçu, Itarana, Jaguaré, Linhares, Marilândia, Mimoso do Sul, Mucurici e Muniz Freire. Além desses também entram na lista São Domingos do Norte, São Mateus, São Roque do Canaã, Sooretama e Vila Pavão.
Safra de grãos
A produção brasileira de grãos da safra 2015/16 chegou a 186,4 milhões de toneladas, com uma redução de 10,3% ou 21,4 milhões de toneladas em relação à safra anterior, que foi de 207,8 milhões. Os números estão no 12º e último levantamento da safra 2015/2016 de grãos, divulgado terça-feira (6) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Com exceção das culturas de inverno e amendoim, houve queda na produção dos demais grãos devido às adversidades climáticas, como estiagens prolongadas e altas temperaturas durante o ciclo. O trigo, principal cultura de inverno, manteve o crescimento de produção, subindo 11,4% e chegando a 6,2 milhões de toneladas, mesmo com uma área 14,4% menor. A produção da soja, no entanto, encolheu 0,8%, passando de 96,2 para 95,4 milhões de toneladas. O milho total apresentou redução de 20,9%, chegando a cerca de 67 milhões de toneladas.
Água da chuva
Economizar água e dinheiro são os temas do momento. Com a realidade das crises econômicas e hídricas vivida pelos brasileiros nos últimos anos, a população passou a buscar maneiras para diminuir gastos e sobreviver aos cortes e racionamentos, que assombraram o país em 2015. Para driblar esses problemas, uma opção é aproveitar as chuvas para a captação de água pelo telhado. O sistema de captação ajuda a economizar, em média, entre 30 e 60% de água e é feita por meio de calhas que escoam a água das chuvas para tubos. Desses tubos, as águas passam por dois filtros, o primeiro um gradeamento, que retém a sujeira grossa, e depois por uma tela, que filtra a poeira. Em seguida, a água é despejada em uma cisterna.
Formação de gestores
Dando sequência às ações de capacitação, a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) iniciará o Programa de Formação de Gestores de RH. A iniciativa tem como objetivo disseminar conhecimentos fundamentais para a área de Recursos Humanos, destacando sua importância para o desenvolvimento das organizações públicas. A previsão é que a primeira turma comece no dia 13 de setembro, em parceria com a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger). Segundo a diretora presidente da Esesp, Dângela Bertoldi Volkers, o programa pretende despertar a visão estratégica desses setores. A proposta é que a formação seja dividida em quatro blocos, com temas e abordagens diferentes. No primeiro deles, serão trabalhados conceitos éticos e responsabilidade, as atividades que o RH desenvolve dentro das instituições públicas e o processo de comunicação.
Olimpíada De Matemática
Estima-se que 9 mil estudantes capixabas de 359 escolas estaduais do Espírito Santo vão participem da segunda fase da 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, cujas provas serão aplicadas no próximo sábado (10), às 14h30, para mais de 900 mil estudantes em todo o Brasil. Nesta segunda fase do total, o Espírito Santo terá a participação de mais de 17 mil estudantes, de escolas das redes municipal, federal e estadual. Na primeira fase, foram inscritos 327.243 estudantes de todo o Estado, sendo 196.746 da rede pública estadual. O número de escolas participantes também aumentou. Em 2015, foram 333 escolas estaduais, já neste ano são 359, um aumento de 7,8% na participação. A relação dos classificados para a segunda fase está disponível no site www.obmep.org.br, onde podem ser conferidos também os locais da prova.