Alunos do bairro Canivete escrevem mais de 200 minilivros em ação de incentivo à leitura
A hora da leitura se tornou espaço de criação nos últimos meses dentro da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) “José Modeneze”, que fica no bairro Canivete. Alunos de turmas de 2º ano do turno vespertino passaram os últimos dois meses escrevendo minilivros.
Cada um dos 45 estudantes, em sua maioria, com 7 anos, escreveu 5 minilivros, três deles reinterpretações das famosas histórias de “O Patinho Feio”, “Chapeuzinho Vermelho” e “A Festa no Céu”. Para os outros dois volumes, as crianças precisaram criar suas próprias estórias dentro dos temas “Alimentação Saudável” e “Lendas Folclóricas”.
Ao todo, 225 livros foram montados sob a orientação das professoras Priscila Liuthi e Eliza Vitorazzi, que confeccionaram capas coloridas e sugestivas para as estórias. “Quando começamos a escrever sobre alimentação, que é um tema recorrente na escola, por exemplo, muitos até largaram de vez o chiclete e passaram a comer mais da merenda da escola”, revelou a professora Priscila.
Ainda, segundo ela, mesmo com as estórias já conhecidas, os alunos foram estimulados a usar a criatividade. “Apresentamos os livros e perguntávamos aos alunos o que eles imaginavam que aconteceria naquela história. Em seguida líamos e mostrávamos cada uma das imagens do livro, pacientemente, fazendo paralelos com a realidade”.
Para Priscila, o objetivo da atividade foi atingido. “Foi muito significativo e vai se repetir! Os alunos ficaram muito motivados ao perceber que eles também podem ser autores e protagonistas. Eles têm muito prazer em saber que outras pessoas lerão algo que eles criaram e, não importa o rumo da vida deles, a leitura e a escrita estarão lá”.
Matéria publicada na página 10 da edição do Jornal O PIONEIRO 02 de outubro de 2016