Lançamento
Hoje, acontece o lançamento do livro “A importância da leitura – conceitos, benefícios e dicas -“, de autoria do Professor José Rodrigues Pereira. Será na Área de Eventos do Shopping Pátio Mix, em Linhares, a partir das 19h30min, música ao vivo de Dalcenir Porto e coquetel de confraternização.
Professor Pereira é idealizador e coordenador do Projeto ‘O Prazer da Leitura’ e apresenta o Programa ‘Sim para a Literatura’ na TV Sim de Linhares. Ele considera que, apesar do hábito da leitura não ser tão praticado no Brasil, não existem dúvidas de que esse assunto vem ganhando visibilidade no país e que, mesmo entre as pessoas que não têm o hábito de ler, existe o reconhecimento de que a prática da leitura contribui para melhorar a formação das pessoas.
. Foto: Montagem Jornal O PIONEIRO
Fazenda Esperança
No próximo domingo, 18, será inaugurada a capela da Fazenda da Esperança Santa Luzia, que fica em Colatina. Para marcar o momento, o bispo emérito da Diocese de Colatina e presidente da Fazenda, dom Décio Sossai Zandonade, vai presidir uma missa às 10 horas da manhã. Membros da diretoria nacional também estarão presentes. Toda a comunidade é convidada a participar. A Capela Santa Luzia será um lugar importante na Fazenda da Esperança, pois é ali que todas as atividades religiosas e litúrgicas serão celebradas. O projeto arquitetônico é assinado pela arquiteta Patrícia Zaché. O espaço será utilizado diariamente por padres e acolhidos. A Fazenda da Esperança é uma comunidade terapêutica que tem o objetivo de apoiar a recuperação de dependentes de substâncias psicoativas. São mais de 110 unidades em quase todos os estados brasileiros e em 17 países. No Espírito Santo, existem três: em Alegre, Serra e Colatina.
Recuperação em 2017
Dados divulgados nesta terça-feira (13/12) pelo IBGE mostram que as vendas no varejo seguem em queda em outubro, com uma variação de -8,2% em relação ao mesmo mês do ano passado. Diante desses dados e da conjuntura econômica ainda desfavorável, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) avalia que um início de recuperação no consumo é previsto apenas para o final do primeiro semestre do ano que vem. “Por ora, a situação do consumidor segue muito influenciada por fatores negativos, como juros altos, inflação, desemprego e queda da renda. A expectativa é de que essas variáveis mostrem alguma melhora apenas em 2017”, afirma o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro. Para Pellizzaro, os dados de atividade fraca reforçam a expectativa de queda de 0,5 ponto percentual na próxima reunião do Copom, um passo mais intenso do que os cortes de 0,25 p.p. realizados nas duas últimas reuniões.
Prestação de contas
Hoje, quinta-feira, 15, a Secretaria Municipal de Saúde faz prestação de contas das ações que desenvolveu no 1º e no 2º quadrimestres de 2016. A prestação de contas será realizada em Audiência Pública no auditório da Câmara Municipal de Linhares, localizada no bairro Colina, na subida do Tobogã, a partir das 17 horas, e todos podem participar para tomar conhecimento do que foi feito no período citado.
Candidatas suspeitas
O Ministério Publico Federal vai investigar as mulheres que foram candidatas nas eleições de outubro e que não conseguiram nenhum voto ou simplesmente alguns votinhos. É que existe a suspeita que essas mulheres teriam sido usadas simplesmente para que os partidos políticos cumprissem a cota mínima de trinta por cento (30%) de candidatas do sexo feminino. O ministério Público Federal suspeita que muitas foram usadas como laranja e por isso vai correr atrás para descobrir. Tem sentido.
Operação Natal
O Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES) realiza, até o dia 23 de dezembro, a Operação Natal no comércio dos municípios da Grande Vitória e do interior do Estado. A operação tem por objetivo verificar se os produtos destinados às ceias de Natal e Ano Novo, tais como pernil, peru, chester, frango, tender, bacalhau, frutas cristalizadas, nozes, panetones, vinhos, azeites, cervejas, refrigerantes e frios, dentre outros, possuem a quantidade informada na embalagem. A fiscalização verifica ainda se os produtos certificados e regulamentados pelo Inmetro, como luminárias natalinas, bicicletas infantis, brinquedos e produtos têxteis, atendem às exigências legais. No caso de produtos têxteis, será verificado se as etiquetas das peças possuem as informações obrigatórias de razão social e CNPJ do fabricante ou importador, país de origem, tamanho, composição e cuidados para conservação. Nos brinquedos, será verificada a presença do selo do Inmetro, a indicação da faixa etária e as instruções de uso. Todas as informações devem estar em português.
Coluna publicada na página 06 da edição do Jornal O PIONEIRO 15 de dezembro de 2016