O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, terça-feira, 18, a ampliação dos serviços especializados na Rede Cuidar de Linhares, iniciando pela Oftalmologia, seguido pela oferta de exames de colonoscopia e endoscopia. Em agenda no município, Casagrande também inaugurou o prédio da Diretoria Regional de Polícia Científica Norte, além de novas estruturas de pesquisa do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper)
“Temos hoje um ambiente favorável ao desenvolvimento em Linhares com o Estado e o Município trabalhando juntos, sem disputa política. A população já colhe os frutos dessa parceria com diversos anúncios e entregas. Estamos trazendo a especialidade de Oftalmologia, que antes era oferecido feito na Região Metropolitana. Assim vamos reduzir o deslocamento de pacientes com a oferta desse serviço aqui na região. Muito em breve vamos retornar ao município para dar ordem de serviço da ponte que liga os bairros Interlagos e Aviso”, adiantou o governador, ao lado do prefeito Lucas Scaramussa.
Os pacientes dos municípios de Linhares, Rio Bananal e Sooretama, anteriormente referenciados para o Hospital Estadual João dos Santos Neves (HJSN), em Baixo Guandu, para o atendimento oftalmológico passam a ser atendidos na Rede Cuidar de Linhares já a partir desta terça-feira. A previsão é de que sejam realizados 1.800 atendimentos por mês em Oftalmologia, incluindo consultas e procedimentos especializados.
A ampliação dos serviços visa aproximar o atendimento especializado da população, otimizando a logística e reduzindo o deslocamento de pacientes, como destacou o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann. “Essa mudança é um avanço significativo para a Região Central. Estamos aproximando o serviço da população, o que reduz o absenteísmo e melhora o acesso aos atendimentos. Nossa meta é oferecer um cuidado mais eficiente e humanizado”, disse.
Em relação à oferta de exames de endoscopia e colonoscopia, ela se dará já a partir de abril. Os pacientes, que anteriormente precisavam se deslocar até o município de Colatina para realização desses exames, poderão realizá-los na Rede Cuidar de Linhares. Com esta ampliação, a expectativa é que 3.500 exames de endoscopia e 3.200 de colonoscopia sejam feitos ao longo do ano.
“Com essa ampliação, reforçamos o compromisso da Superintendência Regional de Saúde de Colatina em facilitar o acesso aos serviços de saúde. A proximidade do atendimento impacta diretamente na qualidade de vida dos pacientes”, afirmou a superintendente Kamila Roldi, da Superintendência Regional de Saúde de Colatina (SRSC).
A Rede Cuidar é uma iniciativa que visa reorganizar o atendimento no sistema de saúde pública do Espírito Santo, garantindo um cuidado integral, humanizado e mais próximo da população. Por meio do Consórcio Público da Região Polinorte (CIM Polinorte), a Rede Cuidar de Linhares atende oito municípios da Região Central de Saúde: Águia Branca, Alto Rio Novo, Governador Lindenberg, Rio Bananal, Marilândia, Sooretama, Linhares e Vila Valério.
Polícia Científica
Também foi inaugurado o prédio da Diretoria Regional de Polícia Científica Norte (DINORTE), em Linhares. As instalações foram reformadas e ampliadas para abrigar, além da Seção Regional de Medicina Legal de Linhares (SML-LIN), a Seção Regional de Criminalística de Linhares (SEC-LIN) e a Seção Regional de Laboratórios de Análises Forenses Norte (SELAFNORTE). O investimento faz parte do processo de modernização das Polícias, dentro do programa Estado Presente em Defesa da Vida.
“A entrega deste novo espaço representa um avanço significativo para a Polícia Científica e para toda a população da região norte do Estado. Aqui, fortalecemos nossa capacidade de atender com dignidade e excelência aqueles que, em momentos de extrema vulnerabilidade, necessitam de nossos serviços. Seja na Medicina Legal, na Criminalística ou nos Laboratórios Forenses, trabalhamos com rigor técnico e compromisso com a verdade, garantindo que cada perícia contribua para a justiça e para a segurança da sociedade. Esta modernização reflete o empenho do Estado em aprimorar a investigação criminal e reforçar o papel essencial da ciência na busca pela verdade”, comemorou o perito oficial geral da Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES), Carlos Alberto Dal-Cin.
Com investimento de R$ 6,25 milhões, as obras da sede da DINORTE foram executadas pelo Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES). A Seção Regional de Criminalística realiza diversas perícias criminais, como exames em locais de morte violenta ou suspeita, acidentes de trânsito com vítimas fatais, crimes contra o patrimônio, exames veiculares e perícias em locais de acidentes de trabalho, entre outros. Já na Seção Regional de Medicina Legal de Linhares (SML-LIN), são realizadas necropsias, exames de lesão corporal, avaliações para constatação de violência sexual e perícias relacionadas ao DPVAT.