A secretaria municipal de Saúde de Linhares alerta a população para reforçar os cuidados para evitar o aumento de doenças respiratórias. A pasta explica que já era previsto o crescimento do número de casos em bebês e crianças, neste período sazonal, após o início das aulas, do Carnaval e do início do outono.
Este ano, na Unidade de Pronto-atendimento (UPA) Infantil 24 horas, no bairro Shell, já foram registrados 154 casos confirmados de bronquiolite. No mesmo período do ano passado, em 2024, ocorreram 119 casos.
A bronquiolite é uma infecção viral que atinge o trato respiratório inferior, afetando, principalmente, crianças menores de 2 anos. A doença pode ser causada por vírus respiratórios, sendo o principal o Vírus Sincicial Respiratório (VSR).
O público infantil requer uma atenção especial, com relação ao aumento de casos de bronquiolite nesta época do ano. E como esperado, pela história da doença, esses casos são em sua maioria, em crianças menores de dois anos de idade. Por isso reforçamos a importância dos cuidados. Os pais devem observar os sinais, se a criança está apresentando cansaço ou dificuldades em respirar, alertou a médica pediatra da UPA Infantil de Linhares, Maiara Capila.
Para evitar a contaminação e o agravamento da doença, a médica lembra aos pais e responsáveis que devem manter atualizada a caderneta de vacinação dos bebês e das crianças, reforçando a importância da prevenção com a imunização contra a gripe, por exemplo.
Sintomas
Coriza, tosse leve e, por vezes, febre. Esses são os sintomas da maioria das crianças infectadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), um dos maiores causadores de infecções respiratórias em recém-nascidos e crianças pequenas, sobretudo bebês, entre elas a bronquiolite.
Ele é um dos vilões causadores de muita dor de cabeça e correria para pais que lidam com os cuidados e tratamento das crianças.
FOTO: Secom/Felipe Reis