CPI DA SONEGAÇÃO

A CPI da Sonegação da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, decidiu no dia 10 de junho de 2021, que iria investigar a atuação do grupo inglês InfinityBio- Energy no Espírito Santo, empresa do setor sucroalcooleiro que teve falência judicial decretada em 2009. Durante a reunião virtual, por causa da Covid, naquela reunião, o colegiado aprovou pedido de quebra de sigilo bancário referente a uma transação financeira realizada no ano de 2007 entre o Banestes e o grupo inglês. A transação é referente a um empréstimo, na época, no valor de R$ 57 milhões.
CPI DA SONEGAÇÃO II
O pedido de cópia integral do contrato de empréstimo é do deputado Marcos Garcia (PV), então vice-presidente do colegiado, que não foi reeleito. Na justificativa, o solicitante argumentava que o caso aponta para “fortes indícios de que o grupo aplicou um golpe no Estado”. Palavras do ex-deputado Garcia, conforme foi divulgado pela comunicação da ALES em 10.06.2021.
CPI DA SONEGAÇÃO III
A sede do grupo Infinity, segundo a CPI, criado em 2006, é no distrito de Victoria Street, na Ilha das Bermudas, território ultramarino britânico (Inglaterra). A empresa entrou em recuperação judicial em 2009. O grupo atuava na área de produção de etanol e chegou a ter seis usinas em funcionamento no país, sendo duas no Espírito Santo, Conceição da Barra e em Pedro Canário. O pedido do ex-deputado Marcos Garcia (PV) foi aprovado pelo presidente do colegiado, deputado Marcelo Santos (Podemos) e pelo relator, deputado Adilson Espíndula (PTB).
PRESOS INDEVIDAMENTE SOLTOS
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), finalizou, na última quinta- -feira (16), a análise de todos os pedidos de liberdade provisória feitos pelas defesas dos falsos extremistas presos por envolvimento nos atos terroristas e antidemocráticos, que não morreu ninguém, de 8 de janeiro, em Brasília. A análise final, não sei de o que, resultou na concessão de liberdade provisória para outros 129 denunciados. Ou seja, presos indevidamente, estão sendo soltos!!!
NINHO PEQUENO
O “Ninho dos Tucanos” PSDB no Estado continua, como sempre pequeno, para tantos tucanos. A última guerra de verdade pelo “Ninho”, ocorreu em 1988, quando o ex-governador José Ignácio Ferreira venceu o ex–governador Paulo Hartung na Convenção do Partido. A mais nova guerra, nem chega aos pés da Russia x Croácia, mas faz barulho em todo o Estado do Espírito Santo. Estão em pé de guerra o ex-deputado Max Filho e o deputado estadual Mazinho dos Anjos. Acredito que o Presidente da República desocupado, o condenado solto, Luis Inácio Lula da Silva, vá dar seu “pitaco” nesta guerra aqui no Estado.
JOÃO COSER
O deputado estadual João Coser (PT) percorreu alguns municípios do Norte do Estado na semana passada, com objetivo de identificar demandas e colocaro mandato à disposição dos municípios.
ECONOMIA CRESCE 1% NO ES
A atividade econômica do Espírito Santo fechou o ano de 2022 no azul. Com 1% de crescimento, esse foi o segundo ano consecutivo em que o Estado teve resultado positivo. O número é fruto da melhoria de alguns indicadores a nível estadual e nacional, conforme detalha a assessoria da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).“Se por um lado a inflação e o desemprego caíram e o consumo das famílias aumentou, por outro, a instabilidade do mercado externo freou o crescimento da economia capixaba”, informa a Findes.