SENAI PRAS MANAS
Oportunidade para mulheres se qualificarem e entrarem no mercado de trabalho em uma das áreas mais promissoras – Tecnologia da Informação. É com esse foco que a Findes criou o programa Senai Tech pras Manas com um curso especial de Programação Web, totalmente gratuito. O Senai Linhares está com 25 vagas abertas. O programa é voltado para mulheres em situação de vulnerabilidade social, com ensino fundamental completo e idade mínima de 16 anos. Com o curso, de carga horária de 200 horas, as alunas terão noções básicas sobre língua portuguesa, matemática e informática básica, e desenvolverão capacidades técnicas e socioemocionais para codificação de interfaces baseadas em UX (Experiência do Usuário) e UI (Interface do Usuário) em aplicações web, considerando as necessidades do usuário. Além disso, as aulas serão voltadas para codificação front-end e abordará conceitos de Lógica de Programação, HTML, CSS, JavaScript, frameworks, dentre outros.
PRESERVAÇÃO DO PAU-BRASIL
O pau-brasil é uma espécie com importância não só ambiental, como histórica no País. A árvore, que já foi abundante na costa brasileira, desde o Rio Grande do Norte até o Rio de Janeiro, hoje existe em pequenas populações espalhadas. Ainda assim, a pressão de corte não diminuiu, o que contribuiu para que o pau-brasil esteja avaliado na categoria Criticamente em Perigo de Extinção no Espírito Santo, segundo a lista de espécies ameaçadas mais recente, divulgada no final de 2022. Algumas ações já estão sendo tomadas para buscar reverter esse cenário. Na última semana, analistas do Núcleo de Biodiversidade (Nubio) do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) se reuniram com representantes de entes federais, estaduais e municipais para consolidar e alinhar as estratégias para a preservação do pau-brasil que estão sendo e que poderão ser desenvolvidas em força conjunta. Além dos técnicos do Iema, participaram representantes do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos NaturaisRenováveis (Ibama) e da Secretaria de Meio Ambiente de Vila Velha.
PLANO DE SEGURANÇA DA ÁGUA
Para auxiliar o setor público e privado a elaborar, implementar e avaliar planos de segurança hídrica com a finalidade de assegurar o fornecimento de água segura e potável, a Associação Brasileira de Normas Técnicas — ABNT lançou quinta-feira (16), a Norma ABNT NBR 17080:2023 – Plano de segurança da água — Princípios e diretrizes para elaboração e implementação. O anúncio ocorreu durante evento realizado na ANA em celebração ao Dia Mundial da Água (22). O encontro teve como objetivo apresentar um panorama das principais iniciativas voltadas ao cuidado com as águas e o saneamento básico no Brasil, além das perspectivas para a gestão de recursos hídricos, em consonância com o tema proposto pela Organização das Nações Unidas — ONU para em comemoração a data “Seja a mudança que você quer ver no mundo”. Na ocasião, o presidente da ABNT, Mario William Esper e a diretora-presidente da ANA, Veronica Rios, assinaram protocolo de intenções para entendimentos sobre atualização de normas voltadas ao saneamento, resíduos e tratamento de água. Ao todo são mais de 170 normas da ABNT voltadas ao uso da água em setores como Abastecimento, Saneamento Básico, Construção Civil e Sistemas Hidráulicos.
ACOMPANHAMENTO POR SATÉLITE
Auditores da área de Engenharia do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) participaram de treinamentos, ao longo da semana que passou, para utilizar a plataforma do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para o acompanhamento de obras via satélite. Atualmente, os satélites do Instituto têm um dos melhores resultados de precisão e periodicidade do país, o que permite visualizar a obra a apenas 2 metros de distância, com atualização mensal das imagens. O monitoramento de obras via satélite vai possibilitar que o Tribunal de Contas possa acompanhar o ano todo, de forma concomitante, um maior número de obras, e que estejam em diversas distâncias, fiscalizando se está havendo cumprimento de cronograma, conferindo medições, avanços ou possíveis paralisações. Os treinamentos aos auditores foram realizados pelo doutor em Geografia e representante da Divisão de Observação da Terra e GeoInformática do INPE, Laércio Namikawa. Participaram os integrantes dos núcleos do TCE-ES de Construção Civil Pesada, Meio Ambiente, Saneamento e Mobilidade Urbana, Edificações e de Desestatização e Regulação.
MERENDAS ESCOLARES EM NOVA VENÉCIA

Este mês mais de 30 tipos de alimentos orgânicos farão parte da merenda escolar de mais de 50 escolas do município de Nova Venécia, por meio da chamada pública do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Os produtos são da Associação de Controle Social (OCS) Veneciana de Agroecologia, ou “Universo Orgânico”, que contempla 29 famílias de agricultores certificados. Eles produzem mais de 60 variedades de alimentos orgânicos e são assistidos pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) há mais de dez anos.