“Quando guri, eu tinha de me calar à mesa: só as pessoas grandes falavam. Agora, depois de adulto, tenho de ficar calado para as crianças falarem”- Mario Quintana
Bom dia, Carlos Roberto Zoppé Brandão, aniversariante da próxima sexta-feira
OS 100 ANOS DE DONA RITA COMETTI CARRARETO
Pois é; domingo passado fui a um lugarejo chamado Juá, no município de João Neiva, porque ali, no Cerimonial Sítio Santo Antonio, os filhos de dona RITA COMETTI CARRARETO – que é tia de minha mulher, prepararam uma festa, no melhor estilo família, para celebrar seus 100 anos de idade. E tudo foi feito com o carinho que o assunto requer, reunindo cerca de 250 pessoas, a grande maioria , claro, familiares, vizinhos e amigos mais chegados. A festa começou com a entrada da aniversariante no salão se posicionando num ambiente preparado para a bateria de fotos, não só do fotógrafo oficial, mas pelos celulares dos convidados, porque todos queriam registrar o acontecimento. A solenidade propriamente dita e comandada por uma das netas, Camila, teve início com a chamada dos filhos, netos e bisnetos a se colocarem ao lado da aniversariante, e todos, ali bem próximo, ouviram a sua história de vida. E que história! Abrindo a cerimônia e muito emocionado falou o filho Dimas Cometti, que fez um panorama da organização do evento, preparado com habilidade para não deixa-la preocupada, depois de falar sobre o exemplo que todos dela receberam. E aqui vem a história: Dona Rita nasceu no dia 10 de março de 1923, na localidade do Juá, no lar da família Zandoná/Cometti, sendo uma das mais velhas de 12 irmãos, e teve que trabalhar bastante jovem ainda, para ajudar nas necessidades básicas da família.
Casou-se com Paulo Carrareto, quando passou a residir no “Sitio Juá”, com os sogros e cunhados. Ali nasceram seus três filhos, Martha, Dimas e Maria Josefina, que se casaram e lhes deram os netos Adriano, Larissa, Gustavo, Camila, Ana Paula e Gisele, além de Rodolfo e Livia, que não estão mais entre nós. Dona Rita sempre teve carinho especial com os netos e bisnetos, e sempre soube, também, corrigi-los na dose certa, quando necessário, porque eles sempre lhes dão carinho e muita alegria, principalmente quando estão juntos. Mulher de formação religiosa, trabalhadora e habilidosa, fazia de tudo um pouco. Exímia costureira fez vários vestidos e ternos de noivos; bordava, pintava, fazia crochê e, com sua humildade, gostava de ensinar o que sabia. Caridosa e solícita, sempre visitava as casas dos vizinhos, dos compadres e dos amigos para ajudá-los em suas doenças e necessidades, quando precisavam.

Cuidou de toda a família e hoje os papeis se inverteram. É cuidada carinhosamente pelos seus familiares, por sinal fazendo jus a Oração Pela Família que em um trecho registra: “Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor/E que os filhos conheçam a força que brota do amor!” Viva dona Rita Cometti Carrareto, que Deus a proteja sempre, dando- lhe a lucidez que ela merece e que todos nós desejamos.



NOTAS
O policial Wemerson Mario Pestana, lotado na Delegacia de Linhares, é o novo superintendente regional da Polícia Rodoviária Federal no Espírito Santo (PRF- -ES). A publicação do ato com sua nomeação foi feita no Diário Oficial da União segunda-feira, dia 13. Ele é graduado em História e Direito, e ingressou na PRF em 2016, em Rondônia.
•••
O Governo Federal vai reduzir a taxa de juros cobrada em empréstimos consignados voltados para beneficiários do INSS.
•••
Sempre muito elogiado os trabalhos manuais que Marcia Fiorete exibidos no Instagram.
6º CTO CLUB
Começa hoje e segue até amanhã o 6º CTO Club, evento organizado pelos doutores Breno Falcão, do Ceará, e João Eduardo Tinoco, do Espírito Santo, com vários convidados nacionais e internacionais. Para os menos informados o CTO Club Brasil é um curso voltado para médicos cardiologistas intervencionistas interessados em iniciar e aperfeiçoar as técnicas para tratamento da oclusão coronariana crônica.