SELEÇÃO DE TALENTOS
O Centro para o Desenvolvimento da Matemática e Ciências (CDMC) da Fundação Getulio Vargas, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo, por meio do Programa Matemática na Rede, promove, o 2º Encontro Seleção de Talentos FGV CDMC. Agendado para o período de 30 de março a 1 de abril, em Guarapari, Espírito Santo, o encontro é voltado para estudantes com desempenho destacado do 2º e 3º anos do Ensino Médio de escolas públicas das redes federal e estadual, premiados nas últimas edições da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O 2º Encontro Seleção de Talentos FGV CDMC tem por objetivos estimular e promover o estudo da Matemática e aumentar a integração da FGV com os alunos de alto rendimento em matemática e áreas afins. Durante o evento, haverá oficinas interativas de experimentação da Matemática, minicursos; gincanas com apresentação oral e prática; palestras e mesas temáticas. Participarão do encontro 50 estudantes e 10 professores do Espírito Santo selecionados pelo Programa Matemática na Rede.
PLANO DE INVESTIMENTO
Governo Federal vai anunciar até o fim de abril um novo plano nacional de investimentos em infraestrutura. Após articulações com representantes de estados e municípios para apurar as obras prioritárias, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou que os ministros tracem um plano de entregas, retomadas de obras e de investimentos para os primeiros cem dias de governo, para o ano de 2023 e para os próximos anos. Uma reunião ministerial sexta-feira, 10/3, no Palácio do Planalto, serviu para apresentar os avanços. Na saída do evento, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, explicou que o novo plano vai reunir investimentos federais diretos, concessões e Parcerias Público-Privadas (PPP). “Apesar de estar regulamentado, o Governo Federal nunca materializou essa ferramenta da PPP. E nós vamos utilizar as PPP para alavancar investimentos em infraestrutura no país”, afirmou o ministro, citando como possíveis exemplos projetos de estradas federais, portos e aeroportos e na área de energia.
INCENTIVO AO CAFÉ DE QUALIDADE

O Projeto de Lei 6021/2019, que cria a Política Nacional de Incentivo à Produção de Café de Qualidade vai impulsionar ainda mais a exportação do café Brasileiro, elevando o padrão de qualidade por meio do estímulo à produção, industrialização e comercialização de cafés de categorias superiores. O projeto, do deputado federal Evair Vieira de Melo (PP-ES) visa garantir aos produtores instrumentos fundamentais para elevar a qualidade da produção, como assistência técnica, extensão rural, crédito agrícola, cooperativismo, instituição de conselhos, apoio aos comércios interior e exterior, parcerias com entidades público-privadas, entre outros, para o aumento da qualidade do café brasileiro. O Espírito Santo é um grande produtor de café, segundo o Incaper, a cafeicultura é a principal atividade agrícola no estado, desenvolvida em quase todos os municípios capixabas, com exceção somente da capital Vitória, gerando em torno de mais de 400 mil empregos diretos e indiretos, estando presente em aproximadamente 60 mil das 90 mil propriedades agrícolas do Estado.
CRESCE PREÇO MUNDIAL DO CAFÉ
O preço do café a nível mundial cresceu 11,4% em fevereiro face ao mês anterior, interrompendo a trajetória de queda de cerca de 25% registrada no ano passado, anunciou hoje a Organização Internacional do Café (OIC). De acordo com o último relatório desta organização, citada pela agência espanhola de notícias, a Efe, o preço do café desceu no último ano para 165 cêntimos por libra, uma medida equivalente a 453 gramas. A subida dos preços no mês passado face a janeiro contraria a tendência registrada em 2022, quando a melhoria na oferta fez o índice composto da OIC cair mais de 25% desde fevereiro do ano passado, quando estava em quase 190 cêntimos por libra, até fevereiro deste ano. Nos primeiros quatro meses de colheita, entre outubro e janeiro, as exportações de café atingiram quase 40 milhões de sacos, menos 6% que na colheita realizada entre outubro de 2021 e janeiro de 2022, acrescenta a OIC.
DIAGNÓSTICO SOBRE DROGA
O Estado vai realizar um completo diagnóstico sobre o uso de drogas no Espírito Santo e, a partir dos indicadores, realizar novas ações de políticas públicas para a população em situação de dependência química. O processo vai ser conduzido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) em parceria com a Secretaria de Governo (SEG), por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Sesd). A primeira ação foi colocada em prática, na sexta-feira, dia 10, com o lançamento do Edital Fapes/Seg- -Sesd nº 06/2023 – Diagnóstico Situacional Sobre Uso de Drogas no Espírito Santo. O chamamento público inédito vai selecionar dois projetos de pesquisa no campo da política sobre drogas no âmbito do Estado. Os recursos disponibilizados para as pesquisas são de R$ 400 mil, provenientes do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Funcitec). O prazo de execução dos projetos será de 18 meses, prorrogáveis por no máximo seis meses.