POLÍTICA PARA MULHERES
A ministra da Mulher, Cida Gonçalves, confirmou que vai participar da 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres (5ª CEPM-ES), que acontece nos dias 13, 14 e 15 de abril, em Vitória. Essa será a primeira visita da ministra ao Estado para o encontro que tem como tema “Reafirmando as Políticas Públicas para as Mulheres no Enfrentamento ao Patriarcado, ao Racismo e às Desigualdades Sociais e Econômicas”. A confirmação se deu nessa segunda-feira (13), em uma reunião on-line realizada com a secretária de Estado de Políticas para Mulheres, Jacqueline Moraes, que apresentou a nova Secretaria Extraordinária de Políticas para Mulheres (SEPM), criada em 1º de janeiro de 2023, por meio do Decreto nº 5.264- R, com a finalidade de promover, proteger, defender e coordenar as políticas públicas para as mulheres no Estado do Espírito Santo. “A nossa Secretaria tem como finalidade planejar, coordenar, articular e executar políticas públicas para as mulheres, além de realizar ações voltadas para a prevenção e o enfrentamento à violência de gênero, além da promoção da autonomia econômica com ênfase na inclusão produtiva. Nós temos uma grande jornada e um grande caminho a percorrer e queremos contar com a ajuda do Ministério da Mulher”, disse a secretária Jacqueline Moraes. Além da Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, a pauta da reunião tratou da existência no Espírito Santo da Unidade Móvel de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo; da implementação das políticas de igualdade de gênero e geração de renda para as mulheres; das políticas e programas do Governo Federal para as mulheres, e dos desafios para o enfrentamento das violências contra as mulheres.
CURSO ONLINE DO QUALIFICAR
A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), abriu ontem, quarta- -feira, 15, as inscrições para a 1ª oferta de cursos on-line do Programa Qualificar ES, em 2023. Serão disponibilizadas mais de 20 mil vagas para o público geral nessa nova oferta. De acordo com o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, os cursos on-line facilitam o acesso do cidadão aos cursos profissionalizantes. “Essas vagas possibilitam que os capixabas de todos os municípios do Estado consigam abrir novas portas no mercado de trabalho. O Governo do Estado qualifica a mão de obra, gera trabalho, emprego e renda, impulsionando os setores da economia do Espírito Santo. É uma grande chance de formação para a população capixaba. O ensino on-line tem a característica de ser mais flexível, pois pode ser realizado a distância. É democratização da busca pelo conhecimento oportunizada pelo Governo do Estado”, destacou As inscrições e devem ser realizadas no site do Qualificar ES até o próximo dia 27. De acordo com o edital, os requisitos para participar do processo seletivo são: ter idade mínima de 16 anos; ter acesso à internet; e ter noções básicas de informática e de navegação na internet. Depois de dois anos sem suas maiores festas, os foliões de Recife e Salvador estão se preparando para seus respectivos carnavais de rua e as compras on-line mostram bem isso. O estudo Insights e Tendências do Carnaval 2023 do Nordeste, desenvolvido pela Ampla com base em dados das redes sociais, analisou o sentimento do nordestino com relação a sua preparação para o carnaval. Assim, uma das peculiaridades da região, os pré-carnavais, já movimentam, desde o ano passado, as mídias sociais. Período mais dilatado antecipa o início das festividades em relação ao restante do País e traciona demandas em torno dos vestuários. Entre os insights que o estudo da Ampla verificou foi que os interesses de compra, de acordo com as menções nas redes sociais, são impulsionados por conta do planejamento prévio das pessoas para o período. Assim, as intenções de compras on-line têm sido impulsionadas ao passo que as festas carnavalescas se aproximam, com base nas menções relacionadas aos foliões locais. Os resultados mostram que vestuário, fantasia e beleza foram os assuntos mais citados nos preparativos das festividades, gerando, juntos, o maior volume de menções e replicações publicadas pelos internautas nordestinos (38%).

VENDAS NO VAREJO CRESCEM
Começando o ano de forma positiva, as vendas do varejo físico no Brasil cresceram 6,1% em janeiro, comparado ao mesmo período de 2022. O número foi o maior registrado pelo Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian nos últimos 18 meses, quando chegou a 10,6% em julho de 2021. No recorte por setores, todos apresentaram expansão em relação ao ano anterior, e o de Veículos, Motos e Peças saiu a frente com 13,1%. Em seguida está o segmento de Combustíveis e Lubrificantes (10,1%), depois Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas (4,6%). Em quarto lugar vem Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática (3,9%), seguido por Material de Construção (2,3%) e Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios (1,2%) para fechar o ranking. Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi “o comércio ainda está sentindo os efeitos positivos das comemorações de fim de ano, em que há um incentivo maior ao consumo. Mas é importante reforçar que, nesse momento, é imprescindível que os lojistas se planejem, organizem o caixa das empresas e definam estratégias para alavancar as vendas e manter o ritmo nos próximos meses”. Outro fator que implica diretamente no varejo é a inadimplência dos consumidores. “Somente com a diminuição da taxa de inadimplentes no país e, consequentemente, com a recuperação do poder de compra destas pessoas, é que então poderemos ver uma melhora expressiva no comércio” explica Rabi.