Feliz Natal
Desejo aqui aos meus leitores e amigos um Feliz Natal.
Alerta hídrico
A Assembleia Legislativa aprovou, na última terça-feira, 20, a unanimidade, o Projeto de Lei nº 161/2015, de autoria do deputado Sergio Majeski (PSDB), que institui o alerta visual de uso de água potável destinada ao abastecimento público em épocas de escassez hídrica no estado do Espírito Santo. A divulgação deverá ser realizada nas contas de água e no portal da internet da Agência Reguladora de Recursos Hídricos (Agerh).
Alerta hídrico II
O alerta visual é um comunicado, por meio de símbolos, sobre o nível de água nos reservatórios das concessionárias responsáveis pela distribuição e pelo abastecimento de água no Estado. No caso de escassez, deverá orientar a necessidade de economia por parte dos consumidores.
Alerta hídrico III
Para Majeski, é necessário que a população juntamente com o poder público tenha mais cuidado com a questão hídrica. E para tal, é preciso realizar ações educativas. “E uma das formas seria alertar a população, por meio de sinais no talão de água, sobre a situação. A medida que o fluxo de água distribuído diminuir que seja dado um sinal de alerta para a população ter uma noção melhor do que está acontecendo”, explicou o parlamentar.
Café de Varginha
Representantes de cafeicultores do Sul de Minas Gerais se reuniram na última segunda-feira (19) na cidade de Varginha, em Minas Gerais para discussão da ameaça de importação de café verde por parte do Governo Federal. O deputado federal Evair de Melo (PV-ES) esteve no encontro e confirmou que os cafeicultores mineiros, assim como os capixabas, são contra a importação e afirmam que há café suficiente em estoque para abastecer a indústria.
Café de Varginha II
“Saio desse encontro com os cafeicultores mineiros convictos que a adesão deles aos produtores capixabas, que repudiam a importação, é a posição correta e não abriremos mão de lutar contra essa ameaça do café estrangeiro. Essa pressão que as indústrias de café solúvel estão fazendo sobre o Governo Federal para a liberação de importação é pura especulação. Elas alegam falta de produto e essa alegação não procede porque há estoque suficiente para as indústrias”, afirmou o deputado.
Café de Varginha III
A atual divergência existente sobre a quantidade real dos estoques brasileiros de café poderá chegar ao fim, com a cafeicultura do Brasil ganhando um importante aliado para melhorar a precisão sobre o tamanho real das lavouras existentes no país e a quantidade de produção. Na última terça-feira (20), o deputado Federal Evair de Melo (PV-ES) propôs ao Banco do Brasil que a instituição amplie os serviços oferecidos pelo aplicativo “GeoMapa Rural”, que permite aos produtores rurais e a empresas que prestam serviço de assistência técnica capturar e transmitir ao BB as coordenadas das áreas com lavouras a financiar.
Onde vai PH em 2018
Existem os fatos, os balões de ensaios, as indefinições e as saídas mais acertadas! Já não existe mais nenhuma dúvida de que o governador Paulo Hartung (PMDB) já “chutou o pau da barraca” e já anunciou para os mais chegados que não é mais candidato a governador em 2018. Onde vai PH agora?
Onde vai PH em 2018 II
Derrotado nas eleições municipais deste ano, o governador Paulo Hartung, do PMDB, não sei até quando, já não pensa mais em reeleição. Depois de usar uma maquininha de calcular de bolso e fazer a soma dos votos de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Linhares, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim, percebeu que agora o “buraco é mais embaixo”. Teria ele coragem de disputar com o prefeito reeleito de Vitória, Luciano Rezende (PPS) a cadeira do Palácio Anchieta?
SPC Brasil
Dados do indicador mensal do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes (CNDL) mostram que a intenção dos micro e pequenos empresários (MPEs) em procurar crédito pelos próximos 90 dias segue em patamar baixo, apesar de uma melhora na comparação mensal: em novembro o índice atingiu 13,59 pontos, acima dos 12,26 pontos de outubro. Em termos percentuais, 84,4% dos micro e pequenos empresários não têm a intenção de contratar crédito pelos próximos três meses e apenas 6,9% admitem essa possibilidade.
A dengue continua matando
A dengue é um dos maiores problemas da saúde pública no país. A doença é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypt, matando milhares de pessoas por ano. Aqui no Brasil, o Verão, que começou na última quarta-feira, é a época do ano em que os casos da doença aumentam e é preciso estar alerta e combater o mosquito. O Aedes Aegypt se reproduz em poças de água parada: ele coloca seus ovos e, após algumas semanas, as larvas começam a aparecer. Nos meses mais quentes, em que as chuvas são abundantes, os cuidados devem ser redobrados,
Dim Dim no bolso
Os servidores públicos estaduais receberam ontem, quarta-feira, 21, o salário do mês de dezembro. Mesmo com um cenário de crise na economia, o pagamento foi adiantado em comparação ao calendário normal. Ao todo, aproximadamente meio bilhão de Reais foi injetado na economia do Estado, gerando boas expectativas para o comércio.
Pontos facultativos
Estado decretou ponto facultativo nos dias 23 e 30 deste mês, antevésperas do Natal e do Ano-Novo, respectivamente.
Charge insinua o que?
A charge do jornal A Gazeta, ilustrada com o desenho dos heróis da dupla Batman (Ricardo) e Robim (Magno) publicada também no gazetaonline, da última quarta-feira, sobre a parceria dos senadores Ricardo Ferraço (PSDB) e Magno Malta (PR) sugere que ela será mantida na eleição de 2018 ao governo do Estado e ao Senado, seguindo a lógica de que juntos eles são mais fortes. Mas os fiscais de plantão querem saber o que a charge insinua? Não vi nada demais, acho apenas dois fortes políticos para 2018! O mundo é lindo!!!
Comissão da Eco101
Os deputados federais capixabas que compõem a Comissão Externa de Fiscalização da Eco 101, concessionária na BR-101 no Espírito Santo, definiram que a diretora de Licenciamento Ambiental do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Rose Mirian Hofmann, será ouvida em audiência pública no dia 15 de fevereiro, logo após o recesso parlamentar. Vão tapar as crateras do rombo do bolso do usuário?
Adeus 2016, vai tarde
……”Nós todos esperamos que o ano de 2016 acabe e acabe em paz !” – Da ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal –n STF.
Abandonado e sem dinheiro
Os chiliques do prefeito eleito de Guarapari, Edson Magalhães, agora estão explicados. Houve muitas promessas para que ele fosse candidato. Foi eleito e corre o risco de não agüentar ficar sem dinheiro nos cofres da cidade. Ou seja, ficou abandonado e sem dinheiro.
César Colnago governador
Dizem as más línguas, que o vice-goverrnador César Colnago (PSDB) poderá ser governador por alguns meses, caso o Paulo Hartung descida se afastar definitivamente do cargo para ser candidato a alguma coisa, menos a governador, em 2018. Se isto ocorrer, Colnago será riscado dos projetos políticos do futuro,
Daniel do Açai começa com meio secretariado
O prefeito de São Mateus, Daniel Santana, o “Daniel do Açai” declarou que vai iniciar o mandado em 1º de janeiro apenas com parte do secretariado e a equipe que está atuando na transição de governo. Os outros secretários serão conhecidos durante sua administração.
Eleições em 2017
Pelo mercado político consta que teremos pelo menos de três a cinco eleições para prefeito em 2017. Tudo porque os eleitos estão enrolados até o pescoço com a Justiça Eleitoral. Enquanto isto as cidades serão comandadas pelos presidentes das Câmaras.
Diplomação em dose dupla
Nos municípios de Ponto Belo e Mucurici, que são gêmeos, foram diplomados juntos com o prefeito reeleito de Ponto Belo, Murilo Coelho e a vice Rose Guese, e o prefeito reeleito de Mucurici Dr. Osvaldo Junior e o vice Romário, além dos vereadores eleitos nos dois municípios. As cerimônias ocorreram no Fórum de Mucurici.
Coluna publicada na página 02 da edição do Jornal O PIONEIRO 22 de dezembro de 2016