Débora Batista da Silva e Rayssa Bonjardim, estudantes da Emef Prefeito Roberto Calmon, garantiram a terceira colocação na categoria 9º Ano de Escola Pública, na III Mostra de Astronomia do Espírito Santo. Como prêmio receberão em 2021, uma bolsa de iniciação Científica Júnior (ICJr), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o CNPq.
As estudantes foram inscritas e orientadas pelo professor Roger da Trindade Gomes, na disciplina de Matemática, que explicou que a mostra é de divulgação científica e as alunas fizeram pesquisas bibliográficas baseadas no tema Telescópio James Webb. A inscrição consistiu num resumo que, após aprovação pela banca, foi produzido um vídeo no qual foram explicados sobre os dados coletados e os objetivos da pesquisa e, por fim, elaborado um banner de apresentação. Todo o processo aconteceu em duas etapas.
O professor destacou a importância da participação dos alunos em projetos como estes. “Quando trago esses projetos é para fazer a divulgação científica na comunidade do bairro Aviso, incentivando a prática da pesquisa e o desenvolvimento da autonomia dos estudantes. Agora, a partir de fevereiro, as alunas vão iniciar um grupo de estudos de astronomia, coordenado pela Ufes, e que será orientado por mim, mesmo com as alunas estudando em outra escola, já que finalizaram os estudos na Emef Prefeito Roberto Calmon”, disse Roger.
“Estamos muito felizes, pois mesmo em um momento como esse, onde encontramos obstáculos devido à pandemia, nosso professor não mediu esforços para inscrever e conduzir todo o processo com as alunas para que chegássemos a esse resultado”, destacou a diretora da escola, Maria Nelicéia Bernardo de Jesus.
A III Mostra de Astronomia do Espírito Santo é realizada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes).
“Estamos encerrando nesta quarta-feira (30) o ano letivo e esse resultado vem coroar com honras a comunidade escolar linharense. Parabéns Professor Roger. Parabéns às alunas Débora e Rayssa. Parabéns diretora Nelicéia. Uma bela demonstração de como se dribla desafios. Só orgulho por aqui”, disse a secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli.